Clima, Relevo, Vegetação e Hidrografia da Região Sul do Brasil.

* Pesquise sobre as características gerais do Clima,Relevo, Vegetação e Hidrografia da Região Sul do Brasil.
* Escreva um comentário comparando e diferenciando estas características com as mesmas pesquisadas sobre a Europa.
* Insira o mapa do Relevo e Clima da Região Sul.

Comentários

  1. Clima

    A região sul é a única parte do país que localiza-se quase inteiramente na região temperada (com exceção ao extremo norte do Paraná), por este motivo, os estados desta região tem um clima conhecido como subtropical, com temperaturas que costumam ficar abaixo dos termômetros do restante do Brasil.



    A região conta com uma amplitude térmica elevada, já que no verão as temperaturas podem alcançar 30ºC, principalmente no litoral, e no inverno temperaturas menores que 20ºC. Na serra catarinense e gaúcha, temperaturas negativas são comumente registradas, inclusive com incidências de geadas e até neve. As chuvas geralmente são bem distribuídas durante o ano.

    O vento também é muito responsável pela temperatura da região, sofrendo grande influência deste fator, tanto no verão, tanto no inverno.

    Relevo

    O relevo sulista constitui-se principalmente de duas diferentes divisões do planalto brasileiro. Uma delas é o planalto cristalino ou planalto atlântico, que formam as elevações no leste da região, algumas até próximas ao litoral. Esta elevação é responsável pelo grande número de morros na região, conhecido como “mar de morros”. O planalto meridional ocupa a maior parte da região sul, formando as conhecidas serras, como a Serra Geral. Planícies também são encontradas na região.

    Vegetação

    A vegetação sulista é bastante variada, encontramos a devastada Mata das Araucárias nas regiões mais frias, além dos campos limpos do pampa gaúcho. No litoral, encontramos minoria de vegetação costeira, que dividem-se desde mangues, até restingas.

    Hidrografia

    Por conta do relevo, a maioria dos rios segue em direção de leste para oeste. As duas principais bacias hidrográficas são a Bacia do Paraná e a Bacia do Uruguai. Os rios da região tem grande potencial hidrelétrico. A Usina de Itaipú, uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, localiza-se no Rio Paraná

    ResponderExcluir
  2. Milena Barlavento e Lucas Ramos T.:82

    Clima: tem um clima conhecido como subtropical, com temperaturas que costumam ficar abaixo dos termômetros do restante do Brasil.

    Relevo: é caracterizado por um conjunto de relevos planálticos. Esses relevos se elevam em altitudes até mais de 1000 metros. Essas altitudes decrescem no oeste, onde corre o rio Paraná nas altitudes de 100 de 300 metros. Abrange cerca de 3/4 partes do relevo regional.

    Vegetação: é bastante variada, encontramos a devastada Mata das Auraucárias nas regiões mais frias, além dos campos limpos do pampa gaúcho. No litoral, encontramos minoria de vegetação costeira, que dividem-se desde mangues, até restingas.

    Hidrográfia: Por conta do relevo, a maioria dos rios segue em direção de leste para oeste. As duas principais bacias hidrográficas são Bacia do Paraná e a Bacia do Uruguai. Os rios da região tem grande potencial hidroelétrico. A Usina de Itaipu, uma das maiores usinas hidroelétricas do mundo, localiza-se no Rio Paraná.

    ResponderExcluir
  3. Arthur Merode Germano e Matheus Della Giustina Rolim

    Relevo-O relevo dessa região é bem diversificado e possui planícies, depressões e planaltos. O local mais alto se encontra no Paraná, o Pico Paraná, com cerca de 1922 metros de altitude. É dividido entre planalto Atlântico e Meridional, que possuem formações diferentes.

    Vegetação- A vegetação do sul recebe influência do relevo, do solo e também do clima. As florestas da região sul podem ser divididas em: Floresta Atlântica, Floresta de Araucárias e a Floresta da Bacia do Paraná-Uruguai. A Floresta Atlântica pode ser avistada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Já as Florestas de Araucárias podem ser encontradas no interior dos estados e são exploradas pelos madeireiros. A Floresta do Uruguai se encontra próxima ao Rio Paraná.

    Hidrográfia-Quando o assunto é a hidrografia, a região sul é banhada pelas bacias hidrográficas do Uruguai, do Paraná e do Atlântico Sul. Estas podem ser classificadas em três regiões:

    Região Hidrográfica da Bacia do Uruguai - os principais rios são o Uruguai, Chapecó, Passo Fundo, da Várzea e do Peixe;
    Região Hidrográfica da Bacia do Paraná - os principais rios são o Paraná, Tietê, Paranaíba e Iguaçu;
    Região Hidrográfica da Bacia do Atlântico Sul - os principais rios são Itajaí, Jacuí, Itajaí-Açu e Itajaí do Sul.

    Clima-
    O relevo dessa região é bem diversificado e possui planícies, depressões e planaltos. O local mais alto se encontra no Paraná, o Pico Paraná, com cerca de 1922 metros de altitude. É dividido entre planalto Atlântico e Meridional, que possuem formações diferentes.

    Comparação: O Clima é bastante diferente pois lá o clima é temperado e aqui é sub-tropical, a vegetação onde lá é mais de arbusto e aqui mais de florestas

    ResponderExcluir
  4. Maria Eduarda Souto e Gaya Isabel. Turma:81

    Clima: Conhecida por ser a região mais fria do país graças aos efeitos da latitude (a região posiciona-se abaixo do Trópico de Capricórnio), o clima predominante é o subtropical. As estações são bem definidas e as chuvas atingem todo o território de forma bem distribuída ao longo do ano, exceto nas faixas mais ao norte da região.

    Relevo: relevo da região Sul é quase que totalmente constituído por planaltos e depressões, além de uma pequena área correspondente à Planície da Lagoa dos Patos.

    Vegetação: Vegetação da região é bastante diversificada, composta por: Mata dos Pinhais ou de Araucárias (regiões de planalto); Mata Atlântica (região da Serra do Mar); Campos (na região da Campanha Gaúcha ou Pampa no Rio Grande do Sul).

    Bacia Hidrográfica: A Bacia Hidrográfica do Atlântico Sul, denominada Bacia do Sudeste. 
    Os rios da região são aproveitados para navegação, irrigação de áreas de agricultura, abastecimento urbano e geração de energia. Entre eles destacam-se o Jacuí e o Uruguai, no Rio Grande do Sul; o Itajaí, em Santa Catarina; o Iguaçu e o Paraná, no estado do Paraná.
    O rio Paraná é de grande importância para a região. Nele foi construída a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo em operação.

    ResponderExcluir
  5. Nomes: Dora,Rihan,Coelho,Quinteros
    Turma: 81

    -Relevo: Planalto,Depressões,Planícies.

    -Clima: O clima do Rio Grande do Sul é subtropical úmido (ou temperado), constituído por quatro estações razoavelmente bem definidas, com invernos moderadamente frios e verões quentes (amenos nas partes mais elevadas), separados por estações intermediárias com aproximadamente três meses de duração, e chuvas bem distribuídas.

    -Vegetação: A composição vegetativa do Estado do Rio Grande do Sul é constituída basicamente por quatro tipos distintos de vegetação: Mata de Araucárias, Pampas, Vegetação Litorânea e Mata Atlântica. Mata de Araucárias: é caracterizada por uma floresta subtropical formada por coníferas e pinheiro-do-paraná.

    -Hidrografia: Região hidrográfica da Bacia do Rio Uruguai, cujas águas drenam para o rio Uruguai; Região hidrográfica da Bacia do Guaíba, cujas águas drenam para o lago Guaíba; Região hidrográfica das Bacia do Litoral, cujas águas drenam ou para a lagoa dos Patos e Mirim, ou direto para o oceano Atlântico.

    ResponderExcluir
  6. Maria v, Eduarda O, tyrce e M Eduarda silva

    Relevo: é formado basicamente por planaltos e maciços antigos, planícies, cadeias de montanhas e depressões.

    Clima: Em áreas onde as latitudes são maiores, a exemplo do norte dos países escandinavos e o clima regentes são o polar e o frio, Na maioria parte do território, predomina o clima temperado- estações bem definidas, chuvas, sem excessos, temperaturas em geral amenas, mas com ocorrência de neve no inverno.

    Vegetação: Como nos demais lugares, a vegetação característica da Europa também é influenciado por outros elementos naturais, tais como clima, relevo, solo e hidrografia. Assim, a formação vegetal predominante corresponde ao domínio temperado. Estepes ou pradarias, taiga, tundra, floresta temperada e vegetação mediterrânea.

    Hidrografia: Contribui para a formação das paisagens do continente europeu, pela presença de rios extensos e com volumes de água significativos.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog